Basicamente, o canhão de batata é um instrumento de tiro. Não letal, seu projétil atinge uma alta velocidade e que, se entrar em colisão com alguém, pode causar lesões. Sua formação a base de canos favorece a ideia de uma arma; o registro, que serve como um gatilho, também transpõe isso.
Este canhão é uma ótima forma de explorar a teoria cinética dos gases, criada pelos físicos Boltzmann e Maxwell. Essa teoria comprova que átomos e moléculas, que se movimentam segundo as leis estabelecidas pela cinemática, compõem um gás.
A formação do artefato é bastante interessante: apenas com a utilização de canos (daqueles convencionais mesmo, encontrados em qualquer loja de material de construção) e uma válvula de pneu, ele já está montado. Posteriormente só precisamos adicionar ar e lançar. Vamos explicar o que acontece neste processo.
A primeira coisa a se fazer é abrir a válvula, na parte de trás do canhão. Assim, pegamos a bomba de encher pneu e introduzimos ar nas partes dos canos antes do registro. As moléculas deste ar são comprimidas gerando uma energia denominada potencial elástica e vão gerar atrito entre si causando uma pressão. Quando o “pininho” (válvula de pneu) for fechado, os tubos estarão cheios deste ar comprimido. Depois, para o lançamento, o registro será girado e aberto: a pressão sairá e se transformará em força que será atribuída ao projétil (no caso, a batata). A verdura será lançada à frente com muita pressão e uma alta velocidade, gerando uma fumaça no final do canhão após a saída da batata. Em média, são de 3 a 5 segundos para o projétil cair no chão, isso se não houver alguma coisa barrando a passagem.
Vale lembrar que, quando for atirar novamente, deve-se retirar o que restou da batata (se sobrou, obviamente) do canhão e introduzir mais ar com o mesmo procedimento utilizando a bomba de encher pneu.
Há outras forma, também, de atirar o projétil, como o uso de combustível. Ele exerce mais força que o ar comprimido e, assim, lança a batata mais longe. Porém, é menos seguro e propõe mais chances de ferimentos quando houver descuido no lançamento.
Seja de ar comprimido ou de combustível, o uso do canhão e o lançamento da batata deve ser realizado apenas em local amplo e aberto; longe de aglomerações, prédios, casas e carros; o autor do disparo deve se certificar de que não há ninguém por perto ou na mira do canhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário